A Escola

 

            A Escola Municipal Maria da Assunção de Marco foi fundada em 1994 e iniciou suas atividades no atual prédio da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED-BH), situado à Rua Carangola 288, no Bairro Santo Antônio. Em 1997, a escola foi para a sua sede, à Rua Ana Horta 98, Bairro Goiânia, onde funciona até hoje.

            Alguns professores da época de criação da escola permanecem na escola até hoje. A Direção atual tem recorrido a esses professores mais antigos para conhecer um pouco mais sobre a história da escola.

            A escola tem registros, especialmente, fotográficos de momentos importantes da escola, que dão visibilidade a projetos pedagógicos trabalhados e festas escolares realizadas em diversas épocas.

No acervo documental da escola, não foi encontrado nenhum registro escrito do Projeto Político Pedagógico (PPP). Alguns professores disseram que houve intenção de registrar as práticas da escola por diversas vezes, mas alegaram que a falta de organização dos tempos coletivos foi um dos principais fatores que dificultaram a elaboração e o registro do PPP.

            A EMMAM situa-se no Bairro Goiânia, Regional Nordeste de Belo Horizonte, porém atende a vários bairros vizinhos da região, inclusive vilas e conjuntos habitacionais populares novos, onde não há escolas próximas, especialmente com oferta do 3º ciclo. Muitos alunos chegam à escola de ônibus fornecidos pela Prefeitura. A Escola atende mais de 850 alunos nos turnos diurnos, ofertando o Ensino Fundamental de 1º ao 3º ciclo nos turnos diurnos e a Educação de Jovens e Adultos no Noturno. Cerca de duzentos e cinquenta alunos fazem parte da Escola Integrada, que teve início, em 2009, na escola. A modalidade da EJA também teve início em 2009 e, atualmente, conta com 05 turmas.

            Em agosto de 2008, a SMED iniciou um processo de intervenção na gestão da escola, o qual continuará até que ocorra um novo pleito para escolha da nova direção.

            A Direção atual tem procurado levantar os dados históricos da escola, porém tem encontrado muita dificuldade. Verifica-se que os dados históricos da EMMAM se encontram mal documentados ou mal organizados nos arquivos internos existentes da escola.

            Atualmente, a Escola está escrevendo o seu Projeto Político Pedagógico e construindo o Regimento novo da Escola.

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