Plano Pedagógico

 

 

PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO

Triênio 2009 a 2011

Metas:

1 - Elevar o IDEB da Escola conforme metas projetadas até 2011

Resultados e Metas sobre o IDEB da E. M. Maria de Assunção de Marco

Ensino Fundamental

2007

2009

2011

Anos iniciais

IDEB OBSERVADO

4,0

 

IDEB PROJETADO

4,2

META PROJETADA

4,5

META ALCANÇADA

5,5

META PROJETADA

4,9

Anos Finais

IDEB OBSERVADO

4,0

 

IDEB PROJETADO

4,2

META PROJETADA

4,4

META ALCANÇADA

3,8

META PROJETADA

4,7

 

2- Melhorar o índice de proficiência média dos alunos da EMMAM nas avaliações do PROALFA.

A EMMAM apresentou média de 489,2 nas últimas avaliações do PROALFA, ficando acima da média das Escolas do Município de BH que foi de 486,3. Porém, tal resultado se encontra aquém do índice alcançado pela Rede Pública Estadual que foi de 544,8.

Nossa meta será alcançar a casa dos 500,0, na próxima avaliação do PROALFA/2010.

 

 

I – DIMENSÃO PEDAGÓGICA OU GESTÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR

A estruturação do Trabalho Escolar está pautada nos seguintes pontos:

·         Em relação ao 1º Ciclo / Ciclo da Infância: Este ciclo caracteriza-se como o nível de ensino da ALAFABETIZAÇÃO. Compreende os alunos na faixa de idade entre 6 e 8/9 anos. O Processo de ensino-aprendizagem neste nível de ensino deve priorizar a construção do processo de leitura e da escrita, o desenvolvimento da linguagem oral e dos procedimentos de resolução de problemas envolvendo as noções de aritmética, geometria e lógica. A perspectiva metodológica neste ciclo é “alfabetizar letrando”. A enturmação de alunos neste ciclo priorizará e valorizará a diversidade (social, cultural, de gênero, racial e étnica) constituinte entre os alunos, buscando manter o equilíbrio de gênero no processo de enturmação dos alunos.  O Número de alunos por turma será de 25 alunos, conforme previsto em Lei.  Os alunos retidos e os alunos que apresentam baixo rendimento participarão do Projeto de Intervenção Pedagógica.

A equipe de professores do 1º ciclo será constituída por professores (as) que sejam alfabetizadores (as), ou seja, que tenham domínio dos processos teórico-metodológicos que envolvem o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento e que tenham disposição para lidar com o ciclo da infância, com sua dinamicidade, compreensão do brincar e do “fantasiar”.

·         Em relação ao 2º Ciclo / Ciclo da Pré Adolescência: Este ciclo marca o período de transição entre a infância e a adolescência, compreendendo os alunos na faixa etária de 9/10 e 11/12 anos de idade, constituindo uma etapa fundamental do desenvolvimento sociocultural e de socialização. Nesta fase, o processo de ensino e aprendizagem deve priorizar a reflexão da realidade mais imediata dos alunos e de suas interações sociais uma vez que os mesmos se sentem mais capazes de abstrair, elaborar, analisar e planejar sobre os mais diversos temas a serem estudados. Importante destacarmos também a importância dos jogos e regras explícitas que deverão ser definidas coletivamente, incitando o raciocínio e propiciando a reflexão do pré-adolescente sobre sua própria conduta (auto-avaliação, autocontrole sobre seu comportamento, emoções, capacidades e limites). A proposta pedagógica deverá estar pautada no desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita, considerando-se os diferentes gêneros textuais que circulam no contexto social, com prioridade para aqueles que constituem o contexto escolar – os textos didáticos e os informativos – e para os gêneros literários. Acreditamos que as turmas heterogêneas podem melhorar a produtividade dos nossos alunos. A equipe de professores do 2º ciclo deverá ser constituída prioritariamente por professores (as) concursados para o 1º e 2º ciclos. Os professores concursados para disciplina específica poderão compor o grupo de professores do 2º ciclo desde que trabalhem na mesma lógica desse ciclo e não se dividida a carga horária dos mesmos com o final do 2º ciclo ou turmas do 3º ciclo.                                                                                             Assim como no 1º ciclo, a enturmação de alunos do 2º ciclo priorizará e valorizará a diversidade (social, cultural, de gênero, racial e étnica) constituinte dos (as) alunos (as), buscando manter o equilíbrio de gênero no processo de enturmação. O número de alunos (as) por turma será de 30 alunos, conforme previsto em Lei. Os (as) alunos (as) retidos em 2008 e os (as) que apresentam baixo desempenho participarão do Projeto de Intervenção Pedagógica, da seguinte forma:

Uma professora-alfabetizadora atenderá aos alunos (as) retidos (as) no 1º e 2º ciclo (num total de 15), com encontros com pequenos grupos.

·         Em relação ao 3º ciclo/ Ciclo da Adolescência. Este ciclo compreende os alunos com faixa etária entre 12/13 anos e 14/15 anos. Os adolescentes são capazes de construir conhecimentos, valores e identidades com mais autonomia. Os espaços-tempos de convivência, interação e intercâmbio se alargam para além da família e da escola, propiciando a constituição de grupos juvenis como fator identitário, que se concretizam em múltiplas formas de comunicação e marcas peculiares de cada grupo. Neste ciclo os alunos devem desenvolver habilidades para o trabalho pedagógico com as diferentes áreas do conhecimento. Propomos uma organização escolar que quebre um pouco a lógica do trabalho disciplinar e que privilegie a construção do conhecimento através da adequação das proposições curriculares de forma mais globalizante. Dessa forma, cada área de conhecimento/disciplina terá os mesmos tempos na grade curricular. Cada professor terá uma carga horária de 2 horas semanais por turma para o trabalho com disciplina específica e mais 4 horas de Projeto Flexível a serem trabalhados com duas turmas do bloco. Os Projetos Flexíveis deverão ser trabalhados, preferencialmente em duplas e têm a perspectiva de organização interdisciplinar a partir de temáticas (inicialmente: jogos e desafios, cultura afro-brasileira, literatura, meio ambiente, trabalho e mídias, sexualidade/ corpo e saúde).

Os alunos retidos e alunos com baixo rendimento pedagógico serão encaminhados para o projeto de intervenção pedagógica e também para os estudos de recuperação.

·                    A Constituição da coordenação pedagógica será definida pela Direção da Escola.

Escola Integrada

Em 2008 a EMMAM propôs adesão ao Projeto da Escola Integrada, porém não teve as condições necessárias para efetivar sua implantação. Em 2009, a adesão foi concretizada. O projeto está funcionando numa casa próxima da escola e em espaços da própria escola. Atualmente, temos as seguintes oficinas sendo desenvolvidas: Percussão, capoeira, Musicalização: flauta e violão, apoio ao Para Casa, grafite, informática, reciclagem e horta.

Educação de Jovens e Adultos:

A implantação da EJA na EMMAM veio ao encontro de uma demanda antiga da comunidade que é oportunizar a volta à escola de muitos jovens e adultos que interromperam seus estudos e que desejavam concluir o Ensino fundamental. Muitos dos nossos alunos estão tendo, pela primeira vez, a oportunidade de freqüentarem uma escola. A Escola obteve autorização para iniciar a EJA com 06 turmas, no noturno, a partir do mês de março de 2009. Atualmente, contamos com 05 turmas internas e mais 04 turmas externas (antigo projeto EJA-BH).

 

IMPLEMENTAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES CURRICULARES X FORMAÇÃO DOCENTE

As Proposições Curriculares da RME-BH têm subsidiado as ações pedagógicas a serem implementadas em sala de aula desde o ano de 2009. Para tanto, a Direção providenciou uma cópia do material para todos os docentes da Escola.

Em 2010, os professores do 3º ciclo vão iniciar uma formação específica, coordenada pela SMED-BH, sobre as proposições curriculares.

Em 2011, os demais docentes do 1º e do º ciclos também farão a formação sobre as proposições curriculares.

A Direção tem procurado incentivar e propiciar a participação docente nas ações de formação continuada e monitoramento da aprendizagem promovidas pela SMED/GCPF/CAPE/ GERED-NE.

Os tempos de “ACPATE” [1] serão organizados de seguinte forma:

·         Cada professor/a tem 2 horas do “ACPATE” no seu próprio turno para estudo e planejamento pessoal. As duas horas de ACPATE restantes são computadas como tempo coletivo, ou seja, um tempo destinado às reuniões coletivas e à formação docente.

·         No terceiro ciclo (1º turno), a organização do tempo de ACPATE prevê encontro das duplas que trabalham os projetos flexíveis. Mensalmente, como previsto no PAP (Projeto de Ação Pedagógica), são realizadas oficinas de interesse dos/as alunos/as e o coletivo de professores se reunirá por bloco.

·          No primeiro e segundo ciclos (2º turno), as reuniões coletivas acontecem mensalmente, fora do turno de trabalho dos professores e são compensadas no tempo de ACEPAT da organização do turno.

 

MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS

O processo de monitoramento e acompanhamento da aprendizagem dos educandos é uma ação que procura envolver toda comunidade escolar.

A apuração da freqüência é feita diariamente e as faltas dos alunos devem ser justificadas. As faltas reincidentes e não justificadas são encaminhadas ao Conselho Tutelar.

A Família tem espaço aberto para dialogar com a Escola e para participar da vida escolar dos alunos através de reuniões promovidas pela escola ou solicitadas pelos responsáveis dos alunos.

O Protagonismo juvenil é incentivado através da participação dos alunos na vida da escola. Nossos alunos são sempre ouvidos nos processos de decisão da escola e podem sugerir atividades em sala de aula e/ou projetos a serem implementados.

As normas disciplinares estão sendo reconstruídas coletivamente, através da discussão sobre o Regimento Escolar

UNIFORME ESCOLAR:

O uso do uniforme escolar é obrigatório. Em 2010, a escola elegeu um novo uniforme para escola. Todos os alunos da escola participaram desse processo de escolha e houve ótimo envolvimento de professores neste projeto. A eleição do melhor modelo, da logomarca e das cores do uniforme ficaram a cargo dos alunos e a escolha foi através do voto. Um aluno da escola venceu o concurso do desenho e da logomarca do novo uniforme e foi premiado pelo seu trabalho.

OBS: Não é permitido a nenhum aluno permanecer na escola fora da sala de aula, “matando aula” e estar na escola sem o seu uniforme.

 

II -DIMENSÃO POLÍTICA OU GESTÃO DAS RELAÇÕES COM AS ESFERAS ECONOMICAS, POLÍTICAS, CULTURAIS E SOCIAIS NOS NÍVEL LOCAL E NO INTERIOR DAS ESCOLAS

A Direção da EMMAM, tendo por princípio básico a construção de uma escola democrática, aberta a participação de todos na definição das propostas políticas e pedagógicas, busca sempre incentivar a participação da comunidade escolar nas diversas ações vinculadas à vida escolar e tomadas de decisão.

Durante o triênio 2009/2011/2011 a Direção se compromete a colocar todos os serviços prestados pelo conjunto de funcionários da Escola em prol do desenvolvimento e da qualificação da educação, através de ações que privilegiam sempre o interesse comum e, principalmente, a qualidade dos serviços prestados aos alunos.

Na EMMAM, acreditamos ser de suma importância manter boas relações entre todos os membros da comunidade escolar (direção, funcionários, professores, pais e alunos) e um trabalho bem articulado com a Secretaria Municipal de Educação de BH. Nesse sentido, a Direção tem procurado participar de todos os Fóruns do Colegiado de Diretores, dos cursos e das reuniões de diretores promovidas pelo CAPE, GCPF, Caixa Escolar, GAVFE, GEOE, GEFE, GPLI, GERED-NE, etc.; além de incentivar e garantir a participação dos docentes e funcionários nos eventos a eles direcionados.

Acreditamos que nenhuma prática escolar possa sobreviver sozinha ou isolada e, por isso, além de buscar a revitalização dos espaços da Escola e promover e incentivar a participação efetiva da comunidade escolar na gestão escolar estreitaremos também nossos laços com a comunidade local e Regional (ONGs, Empresas comerciais, Associações de Bairro, universidades, igrejas, etc.) e também com os órgãos e serviços públicos instalados na Regional Nordeste, como postos de saúde, outras unidades escolares, Conselhos e Programas Sociais Instituídos, buscando promover ações intersetoriais em favor dos nossos alunos e de suas famílias.

Incentivar a participação da comunidade escolar nos diversos Fóruns que buscam garantir os direitos das crianças e dos adolescentes e a participação das famílias na vida escolar (Fórum Família-Escola; Reuniões do Programa Bolsa Família ou Bolsa Escola, Reuniões com o Conselho Tutelar, Fórum da Criança e do Adolescente, CAVIV, outros) tem sido um trabalho constante da Direção da EMMAM.

O Colegiado Escolar e a Assembléia Escolar são instâncias de decisão da escola e são essenciais na construção de uma gestão cada vez mais democrática.


III - DIMENSÃO ADMINISTRATIVA OU GESTÃO DA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

A organização administrativa da EMMAM estará sempre pautada na compreensão das etapas de trabalho e das responsabilidades pessoais de cada funcionário da Escola seja do corpo docente, técnico, cantineiro, vigilância, portaria ou do pessoal de limpeza.

Nosso Projeto Administrativo pressupõe, antes de tudo, diálogo constante com todos os funcionários da escola, com propostas bem formuladas e discutidas coletivamente a fim de garantir a qualidade dos serviços prestados e o cumprimento da legislação vigente.

A Gestão de materiais e do Patrimônio estará sempre em consonância com as normas vigentes, instituídas pela SMED.

 

IV - DIMENSÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

A Direção da EMMAM tem procurado criar todas as condições necessárias para que a comunidade escolar possa participar efetivamente das tomadas de decisão quanto ao uso e aplicação das verbas da Caixa Escolar destinadas à Escola. Para isto, todos os procedimentos necessários para garantir a participação da Comunidade Escolar nas tomadas de decisão e para que haja transparência na utilização e prestação de contas das subvenções recebidas deverão ser tomados pela Diretoria da Caixa Escolar e seu Conselho Fiscal, em consonância com as legislações, normas e orientações da Gerência de Caixa Escolar vigentes.



[1] ACPATE: Atividades Coletivas de Planejamento e Avaliação do Trabalho Escolar – compreendem as tarefas definidas pelo projeto pedagógico escolar, conforme Lei 577/98, art. 4º.

Pesquisar no site

Todos os direitos reservados à EMMAM.